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Como conquistar visibilidade e reconhecimento

Conquistar visibilidade e reconhecimento é o desejo mais latente das cooperativas nos dias atuais. Em relação às coops, há, porém, um agravante: muitos consumidores não sabem distinguir esse modelo de negócio de uma empresa comum… e isso é péssimo para os negócios.

Este é o primeiro ponto que decidi abordar dentro da série “10 problemas que o marketing resolve”.

Enquanto grandes corporações investem quantias gigantescas e contratam profissionais experientes em estratégias de marketing para fazer com que suas marcas sejam reconhecidas, organizações menores, incluindo cooperativas, muitas vezes lutam para se destacar no mercado, mas ainda de forma bem amadora.

Em relação às cooperativas, no entanto, isso ainda é mais complicado, uma vez que elas têm uma missão centrada na comunidade e valores distintos que as diferenciam das empresas tradicionais.

Essa forma de atuar tem grande potencial de crescimento no momento em que vivemos. Entretanto, sem uma estratégia de marketing eficaz, essas organizações podem passar despercebidas pelos consumidores, perdendo oportunidades de crescimento e de impacto positivo.

Em resumo: você consegue falar em poucas palavras e de maneira clara, para qualquer pessoa, qual é a diferença entre uma cooperativa de crédito e um banco?

Eu constato nas minhas palestras, aulas e cursos, uma dificuldade imensa para expressar os diferenciais do nosso modelo de negócio até mesmo entre profissionais que atuam no cooperativismo.

Em outras palavras, se perguntarmos a um motorista de ônibus ou a um empresário, provavelmente os dois não saberão responder essa pergunta.

Muitas cooperativas de crédito ainda não conseguem destacar seus diferenciais, mesmo diante da forte concorrência das fintechs e de outras instituições financeiras. Asseguro que o marketing bem planejado e direcionado pode ajudar a resolver esse problema.

Veja alguns caminhos para conquistar visibilidade e reconhecimento:

Como tornar a cooperativa e a marca fortes e amadas

1. Conte a história da cooperativa ou empresa

As cooperativas têm histórias fascinantes sobre sua origem, valores e impacto na comunidade. Assim sendo, compartilhe-as de forma convincente e autêntica para criar conexões emocionais com os consumidores.

Mas atenção: isso precisa ser feito de forma natural, que faça sentido para o público.

2. Destaque diferenciais para conquistar visibilidade e reconhecimento

Os valores únicos da cooperativa e seus diferenciais em relação a outras organizações, como o compromisso com o ganho coletivo, a sustentabilidade, a ênfase na responsabilidade social e a dedicação ao bem-estar da comunidade, precisam, sobretudo, serem divulgados à exaustão.

Ressalto que essa função não cabe apenas ao setor de marketing, uma vez que todo o time deve ser capacitado para ter bons argumentos ao fazer negócios.

3. Use canais de comunicação adequados

Para alcançar as diversas segmentações do público, é preciso atuar estrategicamente nas mídias sociais; produzir marketing de conteúdo; manter contato frequente com os consumidores por e-mail ou WhatsApp, fornecendo informações relevantes.

Participar de eventos comunitários e fazer parcerias com outras organizações locais, a fim de aproximar a cooperativa das pessoas, são ótimas estratégias.

4. Invista no fortalecimento da marca

Quando você ouvir alguém falar em branding, é isso que a palavra significa. O trabalho consiste em desenvolver ações para que as pessoas tenham um sentimento muito positivo em relação à marca.

Os valores e a personalidade da cooperativa ou da empresa devem ser expressos constantemente, mas de forma clara e natural, vinculada ao contexto do público.

5. Engaje a comunidade

O envolvimento ativo com a comunidade é uma maneira poderosa de aumentar a visibilidade e o reconhecimento da cooperativa e das empresas. Afinal, realizar eventos comunitários, programas de voluntariado e parcerias com organizações locais para causas relevantes é uma opção que gera bons resultados.

6. Defina a persona

Saber com quem a empresa ou cooperativa está se comunicando é obrigatório. Vale ressaltar que ao mapear o cliente ideal e saber o que ele deseja ou necessita, a equipe conseguirá definir o melhor conteúdo e a forma mais eficaz de conversar com essa pessoa fictícia que representa o cliente ou associado.

7. Capacite a equipe

Manter o time de gestores, colaboradores e dirigentes capacitado para lidar com os desafios diários do mercado é imprescindível. Promova palestras, workshops, treinamentos e cursos para multiplicar o conhecimento.

💚 Neste aspecto, eu posso ajudar o seu time a utilizar técnicas de comunicação e marketing de forma estratégica para melhorar o relacionamento da cooperativa com os associados e a sociedade e incrementar os negócios.

Clique na imagem e vamos conversar sobre uma palestra sob medida para a sua organização.

Ao contar sua história, destacar seus valores e diferenciais, utilizar os canais de comunicação adequados, investir em branding, engajar a comunidade, definir a persona e manter a equipe capacitada, as cooperativas aumentam a conscientização sobre sua organização e ampliam seu impacto positivo na comunidade.

>>LEIA MAIS: 10 desafios que o marketing resolve

Na sua opinião, o que pode ser feito para melhorar a comunicação das cooperativas com a sociedade? Escreva nos comentários.

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