fbpx
tendências de marketing para cooperativas

7 tendências de marketing para cooperativas em 2024

Quais são as 7 tendências de marketing para cooperativas que devem vir com força em 2024? Nossas organizações se veem atualmente diante de um desafio monumental: manter a competitividade em meio à crescente concorrência, sem perder a proximidade, que sempre definiu este modelo de negócio.

Primeiramente, é importante lembrar que, em um contexto em que a tecnologia avança rapidamente e as expectativas dos consumidores evoluem com um “arrasta para cima”, as cooperativas emergem como protagonistas na busca por inovação e estratégias de marketing que preservem suas raízes e conquistem o coração das pessoas.

O ano de 2024 já bate na porta, e algumas tendências mostram o quanto a experiência do cooperado terá papel fundamental daqui para frente. Logicamente, todo mundo gosta de ser bem tratado nas relações de consumo.

Observe o consumidor atual e perceba que ele não aceita tudo passivamente. Inegavelmente ele é crítico, analisa prós e contras, busca avaliações na internet, conversa com outras pessoas que compraram o produto ou contrataram o serviço em que está interessado e conta na rede social como foi tratado pela coop.

LEIA TAMBÉM: Adaptação para o digital, comunicação e proximidade: os desafios do cooperativismo

Antes de mais nada, a jornada em direção ao próximo ano não é apenas uma transformação; trata-se de uma redefinição de como as cooperativas se conectam com seus associados, enfrentam desafios e contribuem para o bem-estar coletivo. 

Confira 7 tendências de marketing para cooperativas

1. Digitalização com propósito

Veremos a digitalização ser ainda mais usada para aprimorar a experiência do consumidor, propiciando, desta forma, a oferta de serviços mais eficientes e personalizados, sem perder a essência da proximidade humana. A presença online, entretanto, será não apenas uma necessidade, mas uma ferramenta estratégica para fortalecer a conexão com os associados.

2. Vídeo humanizado e autêntico

No contexto dinâmico das redes sociais, é recomendável que as cooperativas trilhem o caminho da autenticidade e da humanização por meio de conteúdo em vídeo. E atenção: não são os longos e caros filmes institucionais que o público quer ver. As narrativas visuais, com pessoas reais, é que ganham vida nas plataformas da internet.

Ao invés de simplesmente comunicar mensagens, use vídeos para contar histórias envolventes, mostrando o rosto de associados e de colaboradores. Em outras palavras, este formato gera conexão entre as pessoas e as marcas.

3. Personalização da experiência do cooperado

Entender as necessidades individuais é crucial para manter a proximidade característica das cooperativas. O marketing será ainda mais personalizado em 2024. Portanto, o uso de dados será intensificado para oferecer soluções sob medida e valorizar o associado.

4. Envolvimento nas redes sociais

As redes sociais vão desempenhar um papel ainda mais fundamental nas estratégias de marketing. Além de ser canais de comunicação direta, as plataformas sociais permitem o compartilhamento da missão e dos valores da cooperativa, contribuindo para engajar pessoas e para atrair novos públicos.

5. Sustentabilidade como diferencial

A preocupação ambiental e social está no centro das tendências de consumo, ao passo que as cooperativas que evidenciarem suas práticas sustentáveis e seu compromisso em melhorar a qualidade de vida das pessoas terão significativa vantagem competitiva.

6. Educação financeira como valor agregado

Empoderar os cooperados por meio da educação financeira é uma tendência crescente. Ou seja, as cooperativas têm de ser protagonistas no papel de capacitar as pessoas para usar o dinheiro com inteligência. 

7. Entrega super rápida

Em 2024, o olhar das cooperativas deve ir além da oferta de produtos e serviços de alta qualidade, e focar também a agilidade da entrega, que poderá ser um super diferencial.

A implementação de tecnologias logísticas avançadas, parcerias estratégicas e a otimização de cadeias de suprimentos permitirão que as organizações atendam às expectativas dos consumidores, proporcionando, desta forma, uma experiência de consumo ágil e sem complicações, como comprar no aplicativo e receber o produto em até cinco horas, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: 10 razões para as cooperativas usarem o WhatsApp

Obviamente, o futuro do marketing para cooperativas está intrinsecamente ligado à divulgação dos valores cooperativistas.

Por isso, os colaboradores precisam ser treinados para saber falar sobre o modelo de negócio de forma compreensível e agradável, uma vez que esse diferencial aproxima as pessoas e impulsiona as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital.

Da mesma forma, adotar essas tendências de marketing para cooperativas não apenas assegurará a competitividade, bem como fortalecerá a identidade única e a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

De que forma a sua cooperativa investe na experiência do associado? Compartilhe com a gente as ações que têm dado certo na sua organização.

Até a próxima!

Veja mais