fbpx
jovens cooperativistas

Jovens cooperativistas: como conquistá-los para a cooperativa?

Como conquistar jovens cooperativistas? Sem dúvida, esse é um assunto que preocupa muito os dirigentes de cooperativas, no Brasil inteiro, em todos os ramos.

Consequentemente, todos sabemos que a perenidade das instituições se torna inviável com um quadro social envelhecido.

E você sabe por que as pessoas da nova geração não se sentem atraídas pelo cooperativismo? Com certeza, isso ocorre porque o conteúdo divulgado simplesmente não é feito para elas!

Em geral, com raras exceções, as cooperativas brasileiras não demonstram pensar nos jovens cooperativistas ao planejar seus conteúdos.

Portanto, é crucial corrigir esse erro estratégico, pois as gerações Y e Z representam um público-chave para o futuro das instituições.

Além de não contemplar temas atraentes para a juventude, nossas cooperativas insistem em tentar se comunicar usando termos legais e siglas, considerados chatos e esquisitos pela moçada.

Esse desencontro comunicacional cria uma barreira que afasta os jovens, porque eles estão acostumados com uma comunicação clara, direta, acessível e, se possível, divertida, pois nasceram na era digital.

>>LEIA TAMBÉM: Celular: sua cooperativa na palma de muitas mãos!

Outro problema relacionado a este tema que me chama atenção é o fato de muitas pessoas tentarem explicar tudo sobre cooperativismo de uma vez só, e ainda reproduzindo textos legais… Fica chato mesmo!

Na minha avaliação, para estabelecer conexão com jovens e também com pessoas de outras gerações, as cooperativas devem fazer uma abordagem mais segmentada, fornecer informações de maneira simples e envolvente, além de ir aprofundando o tema aos poucos.

Reflita comigo: como se sentir atraído por uma organização que não consegue falar de forma clara o que faz? Que posta nas redes sociais basicamente fotos de pessoas idosas e propaganda, e ainda por cima distribui sobras para quem faz parte dela?

Jovens cooperativistas querem engajar em causas

Precisamos falar para os jovens que as cooperativas são organizações que realizam negócios e que contribuem para que as pessoas ligadas a elas tenham êxito nas suas áreas de atuação. Ou seja, os resultados são divididos.

Temos de nos empenhar para ajudá-los a entender que, além da venda de produtos e da prestação de serviços, essas empresas de propriedade coletiva atuam para proporcionar desenvolvimento e boa qualidade de vida à comunidade. É fundamental destacar os benefícios sociais e ambientais do cooperativismo de forma clara, com exemplos reais.

>>LEIA TAMBÉM: Saiba a importância do treinamento profissional na área de vendas

Sei que está escrito na legislação que as cooperativas não visam ao lucro. Mas simplesmente falar desta forma não é nada convidativo, não é mesmo? Nenhuma pessoa com o mínimo de juízo vai querer se unir a uma organização que não dá lucro.

Dizer que os resultados são divididos entre todos os integrantes da cooperativa não soa muito mais atraente? E está correto falar desta forma.

Você já parou para pensar em como essas informações técnicas e pouco precisas são interpretadas pelas pessoas que não vivenciam o cooperativismo no dia a dia?

Para conquistar os jovens, portanto, é fundamental considerar o ponto de vista dele, seu comportamento cotidiano. Muitos não têm experiência prévia com o cooperativismo, logo é preciso simplificar a mensagem, bem como torná-la relevante para suas vidas.

Essa moçada está mergulhada na internet e tem acesso a conteúdos interessantes o tempo todo. As cooperativas precisam se adaptar aos hábitos dela.

Creio ser necessário entender o que essas pessoas querem saber e usar a linguagem à qual estão acostumadas. Ademais, investir em conteúdo online, como vídeos, blogs e mídias sociais, é essencial para alcançar esses jovens. Aborde temas que lhes interessam, como sustentabilidade, igualdade e responsabilidade social.

Afinidade com o conteúdo

Estive recentemente em Belo Horizonte, onde participei do WCM, um dos maiores eventos do cooperativismo brasileiro.

Realmente, eu sinto uma alegria imensa quando converso com estudantes. Eles me disseram que gostam muito do meu conteúdo, uma vez que ele os influencia e que os ajuda a compreender o cooperativismo.

Isso reforça a necessidade de continuar a criar conteúdo que ressoe com os jovens, pois torna o cooperativismo mais acessível e atraente para eles.

Somente desta forma poderemos ter a expectativa de que o cooperativismo vai continuar prosperando e com capacidade para conquistar uma nova geração de membros comprometidos com seus princípios e valores.

Veja mais