fbpx

Comunicação amadora gera conflitos e prejuízos

A comunicação amadora gera conflitos e prejuízos. Só para exemplificar: quantas vezes você já viu na TV, no rádio ou na internet um comercial em que nada fazia sentido? Milhares de reais estavam investidos ali, na certeza de que aquela mensagem era exatamente o que o consumidor precisava receber.

Na dinâmica de um mercado super competitivo, onde a comunicação é uma peça-chave para o sucesso das organizações, com efeito, as cooperativas enfrentam desafios únicos.

Durante muito tempo, no entanto, acreditava-se que ela não era necessária, que qualquer pessoa podia tomar conta dessa área e que daria tudo certo.

Acontece que a comunicação amadora dentro das cooperativas e demais empresas pode não apenas desencadear conflitos internos, mas também gerar turbulências nas relações com os consumidores, a sociedade e demais públicos de interesse das organizações.

É crucial compreender como uma comunicação eficaz, respaldada por estratégias de marketing adequadas, pode mitigar esses problemas e impulsionar o desempenho da cooperativa.

Quando se trabalha com a comunicação de forma amadora, é como tentar navegar em um mar revolto sem o auxílio de uma bússola. A falta da definição de estratégia, de planejamento, de clareza, além de inconsistência e ausência de alinhamento nas mensagens podem levar a mal-entendidos entre os integrantes do time coop e com o público externo.

Decisões mal comunicadas, sobretudo informações desencontradas e falta de transparência podem minar a confiança e o espírito de colaboração dentro da organização, resultando em conflitos internos prejudiciais ao ambiente de trabalho.

Além dos desafios internos, a comunicação amadora pode gerar atritos com os consumidores. Em outras palavras, mensagens contraditórias, informações imprecisas ou falta de resposta a consultas podem simplesmente minar a confiança do cooperado na cooperativa.

Isso pode resultar em reclamações públicas, abalo na reputação da marca e até mesmo aumento no número de associados inativos.

LEIA TAMBÉM: 10 desafios que o marketing resolve

É por isso que cada interação com o consumidor, seja ele um cooperado, um potencial associado ou um cliente, deve ser tratada com profissionalismo e cuidado.

E como o marketing elimina a comunicação amadora?

O marketing não se limita apenas a promover produtos ou serviços; ele também é como uma ferramenta poderosa para facilitar a comunicação eficaz e impulsionar as vendas.

Estratégias para uma comunicação profissional

1. Mensagens claras e coesas

As mensagens que queremos transmitir devem ser consistentes e coesas em todos os canais de comunicação, a fim de que todos os integrantes da equipe e os consumidores recebam informações precisas e alinhadas.

2. Escolha os canais mais adequados

Para se comunicar bem é preciso escolher os canais mais adequados. Podcasts funcionam bem no YouTube, e-mail marketing serve para transmitir mensagens personalizadas e disseminar campanhas, e Instagram e Facebook são recomendados para estimular a conversa direta com o usuário. Além disso, o TikTok e o Instagram são indicados para vídeos curtos, que vão direto ao ponto.

3. Treinamento e desenvolvimento da equipe

Investir na capacitação da equipe é imprescindível, uma vez que garante que todos estejam alinhados com a estratégia de comunicação e capazes de representar a marca de forma profissional nas interações com os consumidores.

💚 Este é um aspecto em que posso contribuir com o time da sua coop. Tenho viajado o Brasil mostrando como o marketing e a comunicação podem alavancar os negócios das cooperativas e, ao mesmo tempo, estreitar a proximidade com os cooperados, algo que sempre foi inerente ao cooperativismo.

Clique na imagem e vamos conversar sobre uma palestra ou treinamento sob medida para a sua organização.

A comunicação amadora pode ser um inimigo fatal das cooperativas em meio a tantos desafios, como concorrência e expansão.

Que tal começar a mudança agora?

#veracaser #marketingparacooperativas #comunicacao #palestrante

Veja mais