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Crise de imagem: o que fazer?

Você já vivenciou esse tipo de situação?

  • Abalo na reputação da empresa por conta de uma situação inesperada e sensível;
  • Mal-estar entre colaboradores e gestores devido à adoção de condutas mal-vistas internamente.

Esses são apenas dois exemplos de crises que as organizações podem ter que gerenciar em algum momento.

Infelizmente, muitos dirigentes e gestores de organizações ainda não entenderam que ninguém está livre de ter de enfrentar uma crise de imagem que pode colocar em risco tudo o que foi construído ao longo de anos ou décadas.

E como surgem as crises de imagem? Elas podem acontecer de várias maneiras, como um conflito societário, fragilidade financeira, fraudes, baixa qualidade de produtos ou serviços ofertados aos cooperados, fake news, entre outras.

Uma das principais formas de se lidar com esse tipo de ocorrência, que causa tantos danos ao funcionamento de uma corporação, é por meio da prevenção, iniciada pela constituição de uma equipe especializada para gerenciar os riscos com ações precisas e um discurso unificado. Geralmente, esse grupo tem o nome de Comitê de Crise.

Saiba quais são as formas efetivas de gerenciar uma crise:

1.   Agilidade e plano de ação

Faça um diagnóstico do motivo que detonou a crise de imagem e trabalhe com agilidade: a sociedade espera um posicionamento claro e rápido das organizações sempre que eclode uma crise.

2.   Transparência

Quando uma crise acontece, a verdade é o melhor caminho. O posicionamento perante a sociedade deve ser claro. Jamais tente lançar mão de mentiras.

3.   Monitore as informações

As informações circulam rapidamente. Monitore tudo o que está sendo dito sobre a cooperativa ou organização. Se, de fato, a organização errou, é preciso admitir publicamente, esclarecendo os fatos com a maior agilidade possível.

4.   Informações precisas

O gerenciamento de uma crise de imagem requer a divulgação de um posicionamento fundamentado e objetivo perante a sociedade, o que pode ser feito por meio da imprensa e também de um comunicado nas redes sociais.

5.   Mudanças

O trabalho continua após a solução da crise. É recomendável analisar a necessidade de mudanças em processos internos para que situação semelhante não volte a ocorrer.

Resumindo, o melhor caminho para evitar crises de imagem é se antecipar a elas. Desta forma, a sua instituição estará mais preparada para enfrentar o problema de forma assertiva e transparente.

É sobre esse tema que vou falar em palestra nesta sexa-feira (18), a convite da Comissão da Advocacia Corporativa da OAB-ES.

Vou abordar ações de prevenção de crise, gerenciamento e a importância da atuação cooperativa entre o setor Jurídico e os profissionais de Marketing e Comunicação.

O evento é presencial, gratuito e aberto a todas as pessoas, em Vitória (ES). Para participar, acesse CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO.

É preciso saber se comunicar bem em tempos de crise

Neste vídeo, eu falo sobre a importância do bom posicionamento para driblar as situações de crise e sair desse tipo de situação com a imagem reestabelecida e ainda mais forte do que antes.

Aperte o play: ▶️

Comunicação eficaz e ganhos para o seu negócio

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