fbpx
comunicação cooperativista

Vera Caser fala sobre comunicação cooperativista para público de Pernambuco

comunicação cooperativista
Vera Caser é jornalista e palestrante. Foto: Hugo Boniolo

Depois de Brasília, Santa Catarina e Minas Gerais, agora vou falar sobre comunicação cooperativista para meus colegas de Pernambuco. Fui convidada pelo Sistema OCB/PE para fazer palestra nesta quinta-feira (18) sobre “Tendências da Comunicação Digital: a Importância do Marketing de Conteúdo para as Cooperativas”.

Minha participação integra a programação do Seminário de Comunicação do Cooperativismo de Pernambuco, e será transmitida pelo Zoom, a partir das 8h10.

Mais uma vez terei a honra de abordar temas muito relevantes para a comunicação cooperativista, como a necessidade de tornar o segmento mais conhecido e reconhecido pela população.

Este diagnóstico foi feito pela OCB, a Organização das Cooperativas Brasileiras, e essa compreensão vem ganhando força entre dirigentes e gestores de diversos ramos.

Pude constatar essa percepção em recentes palestras que ministrei para profissionais de marketing e comunicação de Brasília e Santa Catarina, e em uma aula que ministrei para alunos do MBA em Gestão Estratégica em Sociedades Cooperativas da PUC Minas.

Comunicação cooperativista para simplificar

Embora seja senso comum a necessidade urgente de mostrar que as coops são empresas mais justas e socialmente responsáveis, isso só será possível se falarmos de forma mais simples, para que as pessoas entendam o universo das cooperativas e se sintam atraídas por elas.

Cabe às coops, auxiliadas pelos profissionais de comunicação e marketing, traduzir termos e conceitos, simplificar ao máximo as informações para ajudar a sociedade a entender o que é cooperativismo.

Leia mais: O desafio de simplificar o cooperativismo para a sociedade compreendê-lo

O ideal é fazer isso desde o planejamento de todas as nossas ações de comunicação cooperativista, estabelecendo objetivos claros; estimular nossos colaboradores a participar das ações de marketing e a usar as próprias redes para amplificar o alcance da nossa comunicação; e explorar o potencial dos canais digitais a nosso favor.  

Não podemos mais ser vistos como aquelas pessoas que fazem posts para a internet e que vivem “incomodando” a equipe técnica com suas demandas.

Leia mais: Cooperativismo – Um conceito que precisa ser mais divulgado

A verdade é que há muito espaço para crescer, e um dos grandes desafios do cooperativismo no Brasil é ajudar a sociedade a compreender todas as vantagens desse modelo de negócio, entre elas a distribuição de resultados e a geração de desenvolvimento e de riquezas para a comunidade.

Acompanhe minhas redes sociais e CLIQUE AQUI para se inscrever no meu canal do YouTube.

Até a próxima.

Veja mais